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Arquitetos: STL Architects
- Área: 14000 m²
- Ano: 2019
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Fotografias:Ignacio Espigares
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Fabricantes: Alucobond, Interstate Brick
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova Taft Freshman Academy é composta pela rica e complexa história do local, bem como pelas aspirações programáticas e funcionais das Escolas Públicas de Chicago. A escola de alvenaria para 1.350 alunos inclui vinte e duas salas de aula, laboratórios de ciências, laboratórios de informática, arte e música, um ginásio / auditório, bem como várias salas voltadas à saúde e exercícios físicos. A escola foi programaticamente concebida com duas alas distintas em mente que interagem volumetricamente para dar ao edifício seu caráter único. A ala leste abriga os elementos comuns do programa como o ginásio / auditório e refeitório, e a ala oeste acolhe todas as funções acadêmicas e espaços de apoio e administrativos necessários.
As duas alas convergem ao nível do solo num espaço envidraçado de dois níveis que funciona simultaneamente como elo programático, espaço pré-funcional para o ginásio / auditório e refeitório e como entrada principal da escola. As duas alas do edifício são dispostas geometricamente para criar duas grandes praças de entrada externas. A Praça Norte é a chegada e o espaço inicial de boas-vindas. Ela foi projetada para receber os visitantes e encorajar os alunos a se dirigir à ampla área interna do hall.
A Praça Sul, aberta às instalações esportivas, foi projetada para ser o coração social da escola. A praça tem um caráter distinto e diferente, uma vez que se destina a ser mais estática por natureza, oferecendo inúmeras oportunidades de reunir os alunos e professores. Devido à simplicidade da abordagem volumétrica do projeto, que foi em grande parte ditada pelo arranjo do programa, restrições orçamentárias, bem como considerações específicas do local, a atenção especial ao design da fachada externa do edifício tornou-se primordial.
Pretendeu-se expressar uma parede exterior contínua e texturizada que pudesse conferir ao edifício o seu carácter único e elegância expressiva. O uso de tijolos de diferentes cores permitiu destacar a faixa de janelas nos níveis superior e inferior, enquanto a utilização de faixas de tijolo projetadas ao longo do anel horizontal das janelas contribuiu para manifestar o caráter contínuo da fachada graças às sombras projetadas entre eles.
Um conjunto colorido e vibrante das janelas posicionadas em locais selecionados, proporcionou ao edifício um contraponto à sobriedade inerente da parede de tijolo. No geral, a nova Taft Academy aprimora o desenvolvimento geral do bairro ao fornecer hierarquia e ordem ao que, por anos, havia sido em grande parte um local vazio e desorganizado.
O sucesso do projeto na vizinhança depende de três realizações organizacionais importantes. Primeiro, o projeto forneceu uma estratégia alternativa de circulação de tráfego muito necessária para a área. Em segundo lugar, o projeto reformulou o bairro de Read Dunning, proporcionando um novo e elegante cenário visual de ambos, Irving Park e Oak Park Avenue. Por último, ancorou a parte norte do terreno, re-articulando a área de construção industrial ao longo da rua.